Coronavírus e as mudanças no Intercâmbio para o Canadá
O que muda com o fechamento das fronteiras canadenses?
No dia 16 de março, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou o início de medidas drásticas para combater a propagação do Coronavírus (COVID-19) no país. Entre as ações já adotadas, está o fechamento das fronteiras canadenses para a maioria dos estrangeiros não residentes, exceto americanos (com restrições), diplomatas, tripulação e familiares de residentes permanentes e canadenses, por enquanto. Dois dias após o anúncio, foi determinado que as fronteiras canadenses ficarão fechadas até o dia 30 de junho, com exceções.
Aos estudantes internacionais, o governo do Canadá anunciou, no dia 20 de março, que abrirá excessões para entrada no país, desde que possuam permissão de estudo já existente ou que tenham permissões emitidas até o dia 18 de março de 2020. Ainda não foi anunciada a data de início para a entrada no país com base na nova medida. Acompanhem as atualizações no site do governo:
As pessoas autorizadas a entrar no país, um confinamento domiciliar de 14 dias é mandatório.
E quais são as verdadeiras mudanças desta medida no Intercâmbio?
Vamos começar pelo embarque?
Se você tem voo marcado para qualquer destino do Canadá e ainda não pode entrar no país neste momento, mesmo que já tenha o seu visto de estudo ou trabalho aprovados, veja o que está sendo aconselhado:
- Para embarques até 30 de abril – A recomendação é remarcar a data da viagem para o segundo semestre. Converse com a sua companhia área e veja a possibilidade de remarcação sem custo.
- Embarques entre 30 de abril e 1º de julho – A previsão, até o momento, é que a normalização aconteça no final de junho. Recomendamos aguardar por um período de 30 a 45 dias para tomar qualquer decisão.
- Embarques após o 1º de julho – Nenhuma alteração realizada com relação aos voos. Até o momento, todos os voos continuam confirmados para o segundo semestre
As pessoas autorizadas a entrar no país, um confinamento domiciliar de 14 dias é mandatório.
Universidades, Colleges e Escolas de Idioma
Como não era esperada, a pandemia do Coronavírus pegou todos de surpresa. Aos poucos, as Instituições de Ensino Canadenses começam a se pronunciar sobre quais medidas estão sendo adotadas devido ao Coronavírus e as mudanças no Intercâmbio. Mas todas têm algo em comum: o bem-estar de seus alunos.
Com isso, aos estudantes que já estão no Canadá e iniciaram seu ano letivo, a maioria das Instituições de Ensino, em especial Universidades e Colleges, já adota o método de aulas online. Lembrando que muitos alunos estão no final do Winter Term, ou seja, o Trimestre do Inverno. A preparação para o início de aulas do Spring Term (Trimestre da Primavera), que deveria ser presencial, já começa a ser elaborada também no formato online.
Estou no Brasil, posso adiar meu curso?
Boa parte das Instituições já oferece aos alunos matriculados a possiblidade de postergar o curso para o segundo semestre de 2020 ou início de 2021, sem custo ao estudante. Converse com o seu Consultor Educacional de Intercâmbio para verificar essa possibilidade. Se não tiver um, a Connect Study pode te auxiliar neste processo. Click aqui.
Vistos e Permissões no Canadá
Devido as restrições de funcionamento das repartições públicas do Canadá, por conta do protocolo de segurança de saúde mundial à COVID-19, foram divulgados pela imigração canadense possíveis atrasos nas avaliações e respostas aos pedidos de vistos e permissões. A biometria é mantida, mas segue o mesmo padrão de espera.
https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/coronavirus-special-measures.html
Se você estiver no Canadá, com o visto prestes a vencer e não quiser deixar o país por receio da propagação do Coronavírus, você pode aplicar a sua extensão de visto, mas desde que cumpra os requisitos necessários para obtenção do mesmo. Entre em contato conosco para mais detalhes.
Minha aplicação de PGWP será afetada?
Aos estudantes internacionais com direito ao PGWP ao final do curso: não haverá nenhuma alteração com relação à aplicação do visto, mesmo que as aulas presenciais estejam sendo realizadas temporariamente no sistema online.
E lembrem-se, a Equipe da Connect Study está atendendo a todos em tempo integral e disponibilizando os nossos canais para oferecer a melhor solução para os nossos clientes.
E-mail: atendimento@connectstudy.com.br. Telefones e WhatsApps: Brasil: +55 (16) 98126-0300 (WhatsApp). Canadá: +1 (604) 428-9169 ou preencha o nosso formulário aqui!
Juntos, vamos vencer essa batalha! 😉
CONNECT-SE CONOSCO NAS MÍDIAS SOCIAIS: