Intercâmbio na Pandemia: O que foi afetado em 2020?
O intercambio é o sonho de muita gente, mas 2020 e a pandemia do coronavírus acabou colocando esse sonho na espera.
Confira a seguir como o Covid-19 afetou os intercâmbios em 2020.
Intercâmbio e Quarentena
A quarentena foi o um baque para as viagens em 2020, inclusive para quem buscava estudar e trabalhar em outro país.
Alguns países, como o Brasil, tiveram uma quarentena branda. Outros formalizaram o isolamento, proibindo saídas sem motivos comprobatórios, como foi o caso da Inglaterra.
Comércios e serviços não considerados essenciais ficaram suspensos. Aulas tiveram que ser remanejadas e toda a estrutura financeira e turística foi afetada.
Fronteiras fechadas e intercâmbios adiados
Uma medida tomada no auge do combate, por recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), foi o fechamento das fronteiras. Mas agora, a medida começa a dar notas de enfraquecimento.
Muitos países, porém, com medo de uma segunda onda de contagio, estão estabelecendo nossas regras de imigração e trabalhando com uma redução controlada de funcionários.
Voos cancelados e intercâmbios pendentes
Como era esperado, uma vez que as fronteiras estejam fechadas, muitos voos tiveram que ser cancelados ou reagendados.
Companhia aéreas tomaram ações distintas para a resolução desse problema, porém, pautadas nas leis brasileiras, os voos cancelados deveriam ser compensados com opções de crédito junto a companhia ou remarcação segundo as novas normas aplicadas por empresa.
Curso suspenso? E meu intercâmbio?
Cursos ao redor do mundo foram cancelados ou não abriram novas turmas para os semestres de ingressos. Outros, buscaram solucionar o problema oferecendo o início das aulas on-line e a retomada presencial assim que as fronteiras abrirem.
Caso o estudante optasse por não realizar o curso de forma on-line, diversas instituições permitem ao aluno realocar a data de ingresso do curso.
Consulados fechados ou com funcionamento reduzido
Enquanto a pandemia se mantém, muitos consulados estão inoperantes ou trabalhando com funcionamento reduzido.
Fechados no auge do combate a pandemia, a análise nos processos de visto continua lenta, por conta do acumulo de pedidos e a redução de funcionários dos consulados.
Mesmo com o retorno parcial, como é o caso do Canadá e o seus Visa application centres (VACs), a lista de espera é longa e não há uma previsão concreta para o retorno as atividades normais e nem para a normalização do prazo de resposta.
Mas eis que chega 2021
Com a reabertura gradual e a retomada dos cursos e comércios, o final de 2020 promete ser mais otimista.
Muitos países já programam o período de vacinação e alguns, como a Inglaterra, darão início a vacinação de seus moradores ainda em dezembro.
Com tudo isso, a expectativa é que no primeiro trimestre de 2021 já tenhamos uma situação muito mais favorável para que busca estudar no exterior.
A Connect Study ajuda você a realizar seu sonho do intercâmbio com transparência e segurança. Conheça nossos serviços e continue acompanhando o blog para mais atualizações.