O que preciso saber para o meu primeiro intercâmbio?

O sonho de muitos jovens e adultos é conhecer outro país. Alguns deles encontram nos programas de trabalho e estudo no exterior a oportunidade perfeita para adquirir experiências e agregar valores às suas vidas e currículos. Mas antes de fechar negócio com uma agência de intercâmbio, aparecem inúmeras dúvidas na cabeça.

Muitas delas podem ser respondidas nas reuniões de mediação entre a agência e você. Porém, nesse texto, trazemos dicas especiais para o primeiro intercâmbio ser um sucesso. Com elas, você pode preparar o seu futuro hoje mesmo! Vamos lá?

País de destino

Muitos alunos procuram a Connect Study desejando aprender inglês e, hoje, a nossa agência conta com dezenas de destinos onde o inglês é o idioma oficial. Ao escolher uma das cidades da nossa lista, você deve considerar os aspectos culturais, a comida, as características do povo, pontos turísticos e preços. E agora, em meio à pandemia do Coronavírus (COVID-19), é preciso considerar, também, se as fronteiras já estão abertas.

Preste atenção na época do ano da sua viagem de intercâmbio, porque você não vai querer ir para um local cheio de praias ou rico em árvores e belas flores durante o inverno, não é mesmo?

Tipo de intercâmbio

Existem diferentes promoções para programas de estudo e trabalho em outro país. Defina o seu objetivo de acordo com o seu investimento e o tempo que pretende ficar por lá. Além de variar influenciar no preço, a escolha do destino e do programa ideal também contribui para o seu aprendizado.

Na Connect Study, os cursos de idioma estão combinados aos programas de High School, College, Universidade, Pós-Graduação, MBA, Doutorado, Au Pair, Viagem e Estudo, Trabalho e Estudo, e Voluntariado e Estudo. O tempo de estada varia de acordo com o programa selecionado.

Documentação

Não espere o mês do embarque se aproximar para solicitar os documentos essenciais. Se você não tiver um passaporte, peça-o o quanto antes. Isso pode ser feito através do site da Polícia Federal. O mesmo vale para o visto, confira qual tipo de visto é exigido e corra atrás dele. Em relação aos outros documentos, é importante carregar cópias autenticadas de todos, caso algum imprevisto aconteça. Mas fique tranquilo(a)! Nós orientaremos você com todos esses detalhes.

Acomodação

Sobre a moradia, a modalidade mais indicada durante os primeiros meses é a Homestay, principalmente aos que escolhem o Canadá como destino. Este tipo de acomodação também é sugerido para quem ficará no país de intercâmbio apenas por um mês.

A Homestay consiste em ficar na casa de uma família local, em quarto privado e ainda pode incluir 2 ou 3 refeições diárias. Além de tornar tudo mais econômico, ficar em Homestary oferece uma super imersão na cultura e na língua local, devido ao contato constante com os nativos.

Em alguns países, existem ainda existe a possibilidade de o estudante dividir um alojamento ou alugar um imóvel. Sua escolha precisa ser feita com base nos prós e contras de cada situação, e no que for mais indicado para o seu bolso.

Dinheiro

Muitas dúvidas sobre dinheiro irão surgir. Uma dica importante é pesquisar o gasto médio diário do país de intercâmbio. Com isso, você poderá calcular a quantia necessária para se manter ao longo de todo o programa ou até quando conseguir arranjar um emprego (se fizer parte dos seus planos).

Se você é adepto ao uso dos cartões de crédito e débito, certifique-se que são internacionais. Apesar das mudanças de câmbio e IOF – das quais você deve ter conhecimento – cartões são ótimos para saques e compras de emergência.

Por falar em cartões, você ainda poderá contar com o cartão pré-pago para viagens, chamado de Travel Money. Você adiciona uma certa quantia no cartão, que funcionará como débito, sem cobrança de taxas. Ele poderá ser usado para saques em caixas eletrônicos também.

E sabia que alguns países, como os do Tratado de Schengen, exigem dos estrangeiros um seguro viagem?  É uma quantia extra reservada exclusivamente para urgências. Por isso, é importante ter um planejamento financeiro adequado para evitar contratempos imprevistos.

Uma boa Consultoria Educacional, como a da Connect Study, garante que nenhuma ponta fique solta.

Entre em contato e planeje seu primeiro intercâmbio conosco! Vem de Connect!

Compartilhe: