IELTS ou TOELF. Qual teste de proficiência você deve fazer?

Para quem tem planos de estudar em outro país, é bom ficar de olho no teste de proficiência exigido na instituição de ensino escolhida.

No caso das instituições de língua inglesa, existem dois testes normalmente solicitados para comprovar seu domínio sobre o idioma: O TOEFL e o IELTS.

Vamos entender como eles funcionam e o porquê são exigidos? Então continue lendo este texto!

Por que tenho que fazer um teste de proficiência?

Quando você se matricula em uma instituição de ensino estrangeira, as aulas, normalmente, serão dadas no idioma nativo do país ou, como acontece muito em países europeus, com uma alternativa de língua inglesa.

Para que a instituição garanta que seus alunos internacionais estejam aptos a cursar as matérias, é preciso apresentar uma documentação que comprove suas habilidades no idioma. Sendo assim, a prova lhe pontua através de testes de compreensão auditiva, conversação, escrita e leitura.

Como funcionam os testes de proficiência?

Falemos dos dois mais pedidos: o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e o International English Language Testing System (IELTS).

Ambos os testes têm suas diferenças e é preciso entendê-las bem antes de optar por realizar uma das avaliações. Entretanto, vale lembrar que esses testes possuem sistemas avaliativos próprios, precisam ser marcados com antecedência e ainda que sejam obrigatórios na matrícula internacional de diversos cursos, não tem relação com nenhuma embaixada.

Posso escolher qual teste de proficiência fazer?

Depende bastante. As universidades irão especificar qual exame aceitam e qual a nota mínima exigida em cada um.

Geralmente, o TOELF é muito solicitado nos Estados Unidos, enquanto o IELTS costuma ser mais pedido em países como o Canadá, Reino Unido e Austrália.

Como funciona a pontuação do IELTS e do TOELF?

Ambas as provas são divididas em listening (compreensão da fala), reading (leitura), speaking (conversação) e writing (escrita). Você realiza as etapas no mesmo dia e recebe uma pontuação por cada uma delas. Sua nota final é a média total das 4 habilidades.

Enquanto o TOELF é realizado pelo ETS e pode ser feito online em um dos centros aplicadores, o IELTS é realizado pelo British Council nos centros aplicadores através de uma prova no sistema próprio e entrevista com aplicador.

As notas do TOELF vão de 0 a 120 pontos e a do IELTS de 0-9.

Saiba ainda que o IELTS possui duas modalidades distintas: o Academic (para fins educacionais) e o General (para imigração).

Tanto o IELTS como o TOELF têm validade de 2 anos.

Qual a nota exigida pelas universidades nos exames de proficiência?

Varia, mas saiba que as notas são relativamente altas. Por isso, consulte com antecedência a nota de corte do seu curso para poder se preparar adequadamente.

Se você ainda não tem certeza qual das provas melhor se adéqua aos seus planos, entre em contato com nosso time. A Connect Study oferece consultoria educacional gratuita e podemos ajudá-lo no seu planejamento de intercâmbio.

 

Com programas personalizados, preços competitivos e assistência internacional, seu sonho está somente a um contato de distância! #VemDeConnect!

A CONNECT STUDY É UMA AGÊNCIA ESPECIALIZADA EM INTERCÂMBIO PARA TODO MUNDO, 

E OFERECE CONSULTORIA DE VISTOS E IMIGRAÇÃO PARA O CANADÁ

A CONNECT STUDY OFERECE CONSULTORIA EDUCACIONAL 100% GRATUITA 

Telefone e WhatsApps: 

Canadá: +1 (604) 375-8159  / Brasil: +55 (16) 98126-0300

Preencha o nosso formulário aqui! 

Ou nos envie um e-mail: atendimento@connectstudy.com.br

Juntos, estamos vencendo essa batalha! ????

CONNECT-SE CONOSCO NAS MÍDIAS SOCIAIS: 

INSTAGRAM

FACEBOOK 

Compartilhe: