A importância do planejamento de um intercâmbio

O intercâmbio é o sonho de muitas pessoas. De jovens até as pessoas da melhor idade, ter uma experiência de intercambio é incrível e somará conhecimento, aprimorará suas habilidades, além é claro, de conhecer novas culturas.

Entretanto é preciso ficar ligado! Muita coisa pode dar errado sem um bom planejamento.

Para a sua viagem sair do jeitinho que você sonhou, confira as nossas dicas:

 

Tipos de intercâmbio

Existem diversos tipos de intercâmbio, com focos diferentes. Estudo de idiomas, High School, graduação, especialização, Au pair, voluntariado, entre outros. Portanto, a primeira coisa a fazer é saber qual tipo de intercambio melhor funciona para você.

Leve em conta o que pretende com a experiência, seus custos, o tempo de estadia e toda a burocracia envolvida. Dessa forma, será mais fácil escolher o intercâmbio que melhor se adeque ao seu planejamento.

 

Escolhendo o destino

Uma vez que você escolheu seu intercambio precisamos falar do destino. Quando o assunto é idiomas fica mais fácil, entretanto, vale lembrar que cada caso é um caso.

Muitos países oferecem uma grande gama de programas de intercâmbio e cabe a você escolher qual deles gostaria estudar.

Leve em consideração o máximo de fatores possíveis, como a moeda local (e se ela tem mais ou menos valor que o real), o fuso horário, a situação político-social e é claro, o clima!

Mas sua escolha não termina no país. Agora é hora de escolher a cidade. A agência de intercâmbio lhe mostrará opções dentro da sua perspectiva apresentada e, juntos, vocês poderão enfim, escolher o melhor e mais seguro destino.

 

Documentação

Essa parte pode ser bem burocrática. Cada país possui uma lista de exigências e comprovações diferentes. Ter uma boa agência de intercâmbio torna esse processo mais tranquilo e evita dores de cabeça desnecessárias.

De qualquer forma, esteja pronto para fornecer toda documentação exigida pelo consulado do país de destino e faça o pedido do visto com antecedência.

Os processos de visto podem demorar algum tempo, então é necessário que se tenha um cronograma realista que deve ser atualizado sempre que necessário.

 

Para a viagem 

Lembra que comentamos sobre a importância de se ver o clima? Na hora de fazer a mala o estudante deve ser prático e levar roupas condizentes ao clima que vai enfrentar.

Fora isso, cópia dos documentos, meios de comunicação, remédios utilizados em tratamento médico, tudo isso precisa ser preparado e documentado conforme as exigências de saída do país e de entrada do seu destino.

Uma boa dica é fazer um checklist do passo a passo e dos itens que você pretende levar. Dessa forma, você evita correrias e sustos de último minuto.

Para seu voo, chegue com antecedência, vista roupas confortáveis, se atente as regras da companhia aérea e embarque rumo ao seu sonho!

A Connect Study acompanha você em todo o passo a passo para um intercâmbio de sucesso! Conte com nossa equipe especializada para encontrar o programa perfeito para você, A nossa Consultoria Educacional é 100% gratuita e ainda parcelamos o seu curso em até 12 vezes!

Compartilhe: