Tudo o que você precisa saber sobre o Ensino Médio (High School) no exterior

Logo após o fim do ensino fundamental, os jovens brasileiros precisam se preparar para o ingresso no Ensino Médio. Nessa nova fase, será necessário ponderar sobre a carreira desejada, preocupar-se com os preparatórios para os vestibulares, escolher instituições de ensino e estar apto a realizar o temido Enem. Porém, existe ainda a alternativa do High School no exterior.

É possível cursar somente um ano do High School, ou realizá-lo do começo ao fim no seu país de intercâmbio. E para ajudá-lo a entender um pouco mais sobre essa opção, preparamos um post detalhado com tudo que você precisa saber sobre esse programa.

Quais são as diferenças entre o High School e o Ensino Médio Brasileiro?

Ele se assemelha ao nosso ensino médio, com algumas especificidades. Primeiramente,  saiba que, enquanto o Ensino Médio possui 3 anos, no High School serão 4 anos, respectivamente nomeados: freshman year, sophomore year, junior year e senior year.

O ano também tem data diferente para começar dependendo do seu destino. Nos Estados Unidos, por exemplo, o ano letivo se inicia em agosto ou setembro.

Outra diferença é o horário escolar. Por lá, não é de se estranhar que alunos permaneçam na escola durante a manhã e à tarde. Afinal, as instituições incentivam clubes esportivos, de leitura, debates, e demais habilidades que podem ser desenvolvidas.

Além disso, eles trabalham com um sistema de matérias eletivas, que na prática, significa que fica a critério do estudante escolher algumas matérias que ele deseja ou não cursar. Esse sistema ainda favorece o estudo, já que além de estudantes interessados pelo tema, as classes contam com um menor número de alunos por turma.

Ah, e lembre-se, todas as atividades extracurriculares contam pontos e melhoram o currículo acadêmico de quem pretende ingressar em uma Universidade estrangeira.

Como consigo fazer um High School?

Para ser aceito em um High School existem algumas exigências. A primeira delas é a língua. Você precisa ter ao menos o nível intermediário da língua oficial de seu país de destino e comprovar esse conhecimento através de um teste de proficiência.

Depois é importante garantir um histórico escolar com boas notas, a documentação que comprova seus estudos no Brasil e, se possível, uma carta de recomendação de um de seus professores. Vale lembrar que toda essa documentação deverá ser traduzida para o idioma do país escolhido por um tradutor juramentado e os documentos precisam ser validados pela Secretaria da Educação do seu estado antes do envio.

O processo, geralmente burocrático, é feito através de agências de intercâmbio, como a Connect Study, que garantem que tudo estará nos conformes legais para que seus estudos se deem de forma segura.

Quais as vantagens de um High School?

Além de um estudo diferenciado, o intercâmbio auxilia no amadurecimento, abre diversas oportunidades para carreira e, ainda, é perfeito para a conquista da tão sonhada fluência na língua estrangeira.

Que países oferecem High School para brasileiros?

São vários! Entre eles podemos citar: os Estados Unidos, a Inglaterra, Nova Zelândia e Canadá.

A Connect Study trabalha com esses e outros países. Se você se interessou pelo programa e gostaria de saber mais, consulte nossa consultoria educacional gratuita!

Com responsabilidade, segurança e preços acessíveis, a Connect Study atua no setor de intercâmbio há mais de 15 anos. Oferecendo assistência 24 horas e podemos parcelar o seu curso em até 12 vezes! Não perca mais tempo! Entre em contato com nosso time!

O seu sonho do intercâmbio está bem mais perto do que você imagina!

#VemDeConnect!

Compartilhe: